Ouvindo...

Times

Lula sai em defesa de Haddad após ministro ser criticado por MP: ‘Jamais ficará enfraquecido’

O ministro da Fazenda vem recebendo críticas pelas medidas propostas pela pasta para compensar a perda de arrecadação causada com a desoneração da folha de pagamento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (15) que, enquanto estiver no cargo de mandatário brasileiro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “jamais ficará enfraquecido”. O petista deu a declaração em viagem que fez à Itália, onde participou de reunião do G7.

“O Haddad jamais ficará enfraquecido enquanto eu for o presidente da República porque ele é o meu ministro da Fazenda, escolhido por mim e mantido por mim”, disse o presidente.

O ministro da Fazenda vem recebendo críticas pelas medidas propostas pela pasta para compensar a perda de arrecadação causada com a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, como a MP do PIS/Confins. Apelidada de “MP do Fim do Mundo”, a medida foi devolvida ao governo pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Os mesmos que criticam o déficit fiscal, os gastos do governo, são os mesmos que foram ao Senado aprovar a desoneração de 17 setores empresariais. E que ficaram de fazer compensação para suprir essa desoneração, mas não quiseram fazer”, falou o presidente.

Leia também

MP que desagradou

Pelas regras estabelecidas, o crédito gerado pelo pagamento de PIS/ Cofins (impostos federais) só poderiam ser usados para abater o valor dos mesmos tributos, como um desconto no imposto. O problema é que alguns setores são isentos de PIS/ Cofins e, portanto, saem prejudicados por não terão de onde abater os créditos. Entre os setores mais prejudicados estão o do agronegócio, medicamentos e de combustíveis


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista nascida na capital federal. Graduada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), foi editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. É especializada em Língua Portuguesa e Revisão de Texto. Na Itatiaia, é Supervisora de Conteúdo desde fevereiro de 2024.
Leia mais