Ouvindo...

Times

“Pessoas gostam de narrativas e são pouco afeitas aos fatos”, diz novo presidente do TRE em posse

Desembargador Ramom Tácio de Oliveira toma posse nesta sexta (14) como novo presidente da justiça eleitoral em MG

A partir desta sexta-feira (14), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais terá um novo comando. Em uma cerimônia realizada na sede do TRE Minas, o desembargador Ramom Tácio de Oliveira foi empossado no cargo de presidente.

O desembargador Júlio César Lorens também foi empossado e agora é o novo vice-presidente e corregedor regional eleitoral de Minas Gerais.

O primeiro desafio dos novos líderes do TRE-MG será a realização das eleições municipais de outubro deste ano. Com 853 municípios, Minas tem 300 zonas eleitorais. O então Presidente do TRE-MG, desembargador Octavio Boccalini, abriu a cerimônia e dedicou parte do seu discurso para falar da sua trajetória à frente do tribunal.

“Não se deixe levar pela primeira impressão, que pode ser enganosa”, foi um dos conselhos dados por Boccalini para o seu sucessor, que segundo ele, é um homem que “ama a verdade”.

No discurso de posse, o agora Presidente do TRE para biênio 2024-2026, o desembargador Ramom Tácio de Oliveira, fez críticas ao mundo virtual.

“As pessoas adoram narrativas. As pessoas não são afeitas aos fatos, aos dados, às equações”, criticou o magistrado, que tocou violão na sua posse.

Leia também

Autoridade presentes

A solenidade, realizada na sede do TJ, no bairro Serra, na Região Centro-sul de Belo Horizonte, foi prestigiada por integrantes de várias esferas do poder judiciário, como a Ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lobo, a Presidente do Tribunal Federal da 6* região (TRF-6), Mônica Sifuentes e o Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, entre outros.

Entre os políticos, dois nomes que vão disputar a prefeitura de Belo Horizonte em outubro estavam presentes. O Prefeito Fuad Noman (PSD), pré-candidato à reeleição, e o Presidente da Câmara, vereador Gabriel Azevedo (MDB), estavam na composição da mesa principal da cerimônia. O deputado estadual, Bruno Engler (PL), que disputará a capital mineira, também compareceu a cerimônia.

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) não participou da cerimônia e enviou como representante o Secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Aro (PP). Já o Presidente da Assembleia da Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite, representou o poder legislativo estadual.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Leia mais