Ouvindo...

Times

Deputados votam nesta terça (21) novo convite para ouvir Elon Musk

Possível audiência pública vem na esteira de críticas do empresário à Justiça brasileira

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados decide, nesta terça-feira (21), se convida o empresário Elon Musk para uma audiência pública sobre censura e banimento de políticos nas redes sociais. O pedido de convite tem como autor o deputado José Medeiros (PL-MT).

O requerimento vem na esteira de um momento em que o bilionário dono do X (antigo Twitter) e da Tesla vem fazendo críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), em especial, contra o ministro Alexandre de Moraes.

Em abril, Musk chegou a acusá-lo de praticar “censura no Brasil”. A plataforma alegou que foi “forçada” por decisões do ministro a bloquear perfis. Moraes, por sua vez, pediu que Musk seja investigado e que a Polícia Federal (PF) apure sua conduta.

Moraes é autor de despachos que suspenderam perfis no X por estarem sendo investigados no Brasil por suposta disseminação de “fake news” e ataques ao sistema eleitoral brasileiro.

Não é o primeiro convite a Musk analisado pela Câmara. A Comissão de Segurança Pública da casa já aprovou um pedido semelhante.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais