Ouvindo...

Times

Associação de hotéis repudia denúncia do senador Cleitinho sobre esgoto no Lago de Furnas

Senador denunciou suposto esgoto em ‘Mar de Minas’, mas Copasa negou a denúncia e ABIH-MG repudiou fala de Cleitinho

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG) divulgou nesta terça-feira (21) um comunicado repudiando uma denúncia feita pelo senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) sobre um suposto lançamento de esgoto no Lago de Furnas, na região Sul do estado.

“A ABIH-MG repudia as falsas informações veiculadas nas redes sociais, a respeito da qualidade da água que abastece o Lago de Furnas, na região Sul de Minas Gerais — considerado uma das principais maravilhas do Brasil e polo vital para atração de turistas do mundo todo ao Estado mineiro. É preocupante que afirmações inverídicas sejam compartilhadas por representantes do poder legislativo sem qualquer embasamento técnico e científico, causando alarmismos fictícios e gerando risco de graves prejuízos para as atividades turísticas, econômicas e culturais da região”, diz o comunicado da associação.

No fim de semana, o senador gravou um vídeo em um barco e afirmou que um esgoto estava sendo jogado no lago. “Olha o tratamento de esgoto da Copasa aqui. Olha o crime ambiental aqui. Ao vivo no mar de Minas! Mostrando que estão jogando bosta no lago de Furnas! Estão despejando esgoto no lago de Furnas. Triste, se não fizermos pressão, vão continuar!”, afirmou Cleitinho.

Ele diz ainda que encaminhará para a Justiça um pedido para suspender imediatamente o suposto lançamento de esgoto no lago. No vídeo, Cleitinho tenta ligar para o presidente da Copasa e faz várias críticas à companhia.

A associação dos hotéis informou que enviou ofício à Copasa para reunir “informações verdadeiras e atuais sobre o tratamento da água do Lago de Furnas”. “Em resposta, a Copasa comprovou que não há lançamento de esgoto feito pela empresa no Lago de Furnas, ao contrário do que foi divulgado nas redes sociais. No caso da rede de esgoto gerida pela Copasa ao longo do Lago de Furnas, as impurezas de águas residuais passam por tratamento, que segue rigorosamente as regras de vigilância e potabilidade estabelecidas pelos órgãos e legislações ambientais competentes, a exemplo das especificações previstas na portaria GM/MS 888/2021 do Ministério da Saúde”, diz a nota da ABIH-MG.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Copasa, que informou por meio de nota que não há lançamento de esgoto no Lago de Furnas. “O que o vídeo apresenta é um lançamento do efluente já tratado e dentro dos padrões seguidos pela Companhia e de acordo com as normas preconizadas pela legislação ambiental vigente. Além disso, o lançamento é realizado mediante autorização dos órgãos ambientais competentes”, informou a empresa.

O senador Cleitinho foi procurado pela reportagem da Itatiaia e afirmou, por meio de mensagem, que “quem está criticando a falando que é fake pode ir lá e beber da água”.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia mais