Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Lula visita abrigo em São Leopoldo em agenda no Rio Grande do Sul

Presidente está no estado gaúcho para anunciar medidas de apoio financeiro às famílias afetadas pelas enchentes

O presidente Lula desembarcou nesta manhã na base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, para uma agenda no estado afetado pelas chuvas e enchentes que já deixaram mortos e desabrigados nas últimas semanas. No primeiro compromisso em solo gaúcho, Lula esteve em um abrigo que recebe pessoas desalojadas na cidade de São Leopoldo, na região Metropolitana de Porto Alegre. Neste momento, o estado tem mais de 70 mil pessoas desabrigadas.

Leia também

Durante a visita, Lula foi acompanhado por ministros, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB). Apesar do convite, os presidentes da Câmara e do Senador não puderam comparecer ao estado devido a compromissos legislativos.

A comitiva completa de ministros é composta por Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Waldez Góes (Integração), Renan Filho (Transportes), Jader Filho (Cidades), Nísia Trindade (Saúde) e Paulo Pimenta (Secom).

No Rio Grande do Sul, a expectativa é que o presidente anuncie uma série de medidas de apoio às famílias afetadas pelas enchentes. Um dos planos estudados pelo governo é criar um auxílio emergencial, estipulado em cerca de R$ 5 mil, para apoiar as famílias na reconstrução dos lares destruídos.

Além disso, o presidente também deve indicar o nome do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, como um representante do governo federal na região, comandando uma espécie de ministério da reconstrução do Rio Grande do Sul.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais