Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Após demissão de Prates, Conselho da Petrobras se reúne hoje para escolher interino

Nome escolhido pelo Conselho vai ocupar a vaga até que a substituta indicada pelo presidente Lula, Magda Chambriard, possa assumir

Após comunicar a saída de Jean Paul Prates da presidência, o Conselho de Administração da Petrobras se reúne nesta quarta-feira (15) para escolher quem será a pessoa que vai ocupar interinamente a presidência até que Magda Chambriard, indicada para a vaga, assuma o comando da estatal.

Em nota divulgada após a confirmação da demissão, a Petrobras informou que o encerramento do mandato de Prates será analisado pelo Conselho e, uma vez aprovado, Prates deve apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras.

Leia também

A demissão de Prates ocorreu no noite de terça-feira (14) após um longo processo de fritura. Prates e integrantes do governo divergem quando o assunto era a condução da empresa, especialmente com relação à distribuição dos dividendos entre os acionistas.

No último episódio de desgaste com o governo, Prates defende a proposta da diretoria de distribuir aos acionistas 50% dos recursos que sobraram no caixa após o pagamento dos dividendos regulares (R$ 43,9 bilhões). Já o grupo representado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, defendia reter todo o dinheiro em um fundo de reserva para melhorar as condições da empresa de obter empréstimos para investimentos. Por fim, Prates foi voto vencido na reunião que definiu que a Petrobras seguiria o rumo definido pelo governo federal.

Prates foi demitido logo após a divulgação do lucro de R$ 23,7 bilhões na empresa no primeiro trimestre de 2024. Apesar de volumoso, o lucro da companhia teve queda de 37,9% na base anual e recuo de 23,7% na base sequencial.

Na nota em que comunicou a pessoas próximas que estaria deixando o comando da estatal, Prates não negou que os ministros tiveram papel importante em sua demissão.

“Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa. Não creio que haja chance de reconsideração”, diz um trecho da nota.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais