Ouvindo...

‘É um cenário de guerra no estado’, diz Leite sobre tragédia no RS

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou neste domingo (5) que esta é a maior tragédia climática da história do estado. Pelos cálculos do governo estadual, 332 municípios foram afetados pelas fortes chuvas

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, projetou grande volume de chuvas até sexta-feira (3/5)

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), agradeceu a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo (5) para acompanhar a situação dos municípios atingidos pelas fortes chuvas. Em coletiva de imprensa, em Canoas (RS), onde recebeu a comitiva liderada por Lula, o governador Eduardo Leite afirmou que o estado vive um cenário de guerra. “É um cenário de guerra no estado. Tem que ter tratamento do pós-guerra, por isso a vinda do presidente da República, da Câmara, Senado, do TCU (Tribunal de Contas da União) e ministros aqui, vai ser importante para dar consciência situacional”, afirmou Leite.

O governador pregou a pacificação e pediu apoio dos parlamentares da bancada gaúcha do Congresso Nacional. “Não é hora de procurar culpados, não é hora de transferir responsabilidades, temos que trabalhar à altura que o momento exige, temos que estar à altura do que a história nos exige. Aqui é o momento da gente estar à altura do que a população está nos demandando,” enfatizou. Segundo ele, 1\3 da população gaúcha está sem abastecimento de água.

A comitiva também conta com as presenças dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, além de 13 ministros e representantes das Forças Armadas e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também

Lula já havia visitado o Rio Grande do Sul na última quinta-feira (2), com parte de sua equipe ministerial, para acompanhar a situação dos municípios atingidos pelas fortes chuvas.

O governo federal irá instalar um gabinete de crise, em Santa Maria (RS), para acompanhar em tempo real a situação dos municípios.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.