Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Líder da oposição quer lista completa de presentes recebidos por Lula e Janja em viagens internacionais

Somente até junho do ano passado, presidente e primeira-dama teriam recebido 231 presentes

Líder da oposição na Câmara, o deputado Filipe Barros (PL-PR) protocolou um pedido para que a Presidência da República envie uma lista com todos os presentes que foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e por ministros, assessores e convidados em viagens oficiais.

No requerimento, o deputado quer o detalhamento dos dados, “discriminados um a um, com data de recebimento, tramitação interna dentro da Presidência da República, valor e finalidade de cada um dos presentes”.

Ao justificar o pedido, Filipe Barros cita que Lula fez 15 viagens ao exterior em 2023. Somente até junho do ano passado, o presidente e Janja teriam recebido 231 presentes.

“A situação dos presentes recebidos por Lula gera tantas controvérsias que, em dezembro de 2023, o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu por auditar os presentes recebidos no ano, antes mesmo do fim do mandato.”

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais