Ouvindo...

Times

Thiago Toscano vai deixar a presidência da Codemge

Executivo vai sair do governo mineiro rumo à Itaminas, que atua na exploração de minério de ferro

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) vai mudar de comando. O atual presidente da empresa, Thiago Toscano, deixará o cargo em breve. Ele tem acordo para se transferir à mineradora Itaminas.

Interlocutores ligados ao governo de Minas Gerais afirmaram, à Itatiaia, que Toscano já avisou o governador Romeu Zema (Novo) de sua saída.

Nos bastidores, a possibilidade de saída de Toscano já vinha sendo aventada há mais de uma semana.

Leia também

A Codemge surgiu em 2018, após a cisão da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). A companhia herdou contratos e atividades executadas pela outra estatal, que ainda é responsável por explorar as minas de nióbio de Araxá, no Alto Paranaíba. Em termos práticos, a presidência da Codemge também é responsável por decisões da Codemig.

Toscano está no comando da Codemge desde 2021. Ele é economista e pós-graduado em Política e Gestão Governamental. Antes, foi diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi).

A Itaminas, por sua vez, tem a extração de minério de ferro como carro-chefe. A empresa começou a operar em 1959, na cidade de Sarzedo.

Possível federalização

A Codemig ganhou as manchetes no ano passado, quando a federalização da estatal passou a ser ventilada como parte da renegociação da dívida de Minas junto ao governo federal. O débito é superior a R$ 160 bilhões.

Os termos da renegociação têm sido discutidos pelas equipes de Zema e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O Palácio do Planalto apresentou um plano que envolve o investimento em ensino técnico e tecnológico como contrapartida para a redução dos juros dos passivos estaduais.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Leia mais