Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Lava Jato: CNJ forma maioria para derrubar afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo Pereira

O caso foi para análise do CNJ nesta terça (16), e a maioria dos conselheiros foi contra o afastamento, incluindo o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do CNJ e do STF

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) formou nesta terça-feira (16) maioria para derrubar o afastamentos dos juízes Gabriela Hardt e Danilo Pereira, da Lava Jato.

Na segunda (15), o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, decretou o afastamento cautelar da juíza federal Gabriela Hardt, ex-titular da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), por fortes indícios de faltas disciplinares e violações a deveres funcionais. Além dela, Danilo Pereira Júnior (atual titular) também foi afastado.

Gabriela Hardt substituiu Sergio Moro no comando dos julgamentos em primeira instância da operação Lava Jato. O afastamento se baseou na necessidade de preservação da ordem pública e “de resguardo das apurações administrativas e, eventualmente, judiciais”.

O caso foi para análise do CNJ nesta terça, e a maioria dos conselheiros foi contra o afastamento, incluindo o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do CNJ e do STF. Ele afirmou que o afastamento dos juízes foi uma decisão “ilegítima, arbitrária e desnecessária”.

Leia também

Hardt foi afastada em uma queixa disciplinar sobre a aprovação de um acordo para criar uma fundação com dinheiro recuperado da Petrobras na Lava Jato. Foi ela quem deu aval para o acordo feito pela empresa com o Ministério Público Federal (MPF) e autoridades dos Estados Unidos em 2019.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista nascida na capital federal. Graduada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), foi editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. É especializada em Língua Portuguesa e Revisão de Texto. Na Itatiaia, é Supervisora de Conteúdo desde fevereiro de 2024.
É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais