Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Deputados esperam José Múcio para audiência sobre prioridades do Ministério da Defesa

Integrante do governo Lula irá à Câmara para apresentação a respeito de ações previstas pela pasta para este ano

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, vai apresentar as prioridades da pasta para 2024 à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. A audiência está marcada para quarta-feira (17). No ano passado, Múcio afirmou, aos deputados, ter despolitizado as Forças Armadas.

A ida de Múcio à Câmara atende a requerimentos apresentados por Lucas Redecker (PSDB-RS) e Albuquerque (Republicanos-RR) em março de 2024. Redecker diz que em janeiro de 2023, o governo federal anunciou uma reorientação quanto ao rumo e as prioridades para a defesa nacional. O parlamentar afirma que, de acordo com o Executivo, as mudanças implementadas buscam reafirmar o papel constitucional das Forças Armadas como garantidoras da integridade territorial.

“Não é novidade que as nossas Forças Armadas gozam de grande credibilidade junto à opinião pública e que também contribuem significativamente com o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Na qualidade de instância competente para analisar e deliberar sobre todas as matérias relacionadas à política de defesa, a CREDN deve ouvir, primeiro, o ministro de Estado, nosso antigo colega de Parlamento, José Múcio”, diz o requerimento.

Leia também

Além do ministro, também devem comparecer à reunião extraordinária os comandantes da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, do Exército, Tomás Ribeiro Paiva, e da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.

Segundo Albuquerque, a comissão precisa receber informações referentes a projetos prioritários de Marinha, Exército e Aeronáutica. Ele deseja, por exemplo, obter notícias do desenvolvimento dos caças F-39 Grippen, do KC-390, do submarino nuclear, da modernização dos blindados e da proteção cibernética.

No documento, o deputado ainda pede um debate sobre a valorização dos profissionais militares, especialmente dos militares da reserva que serviram na Amazônia “em tempos difíceis”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Acompanhe as últimas notícias produzidas pelo Estadão Conteúdo, publicadas na Itatiaia.
Leia mais