Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Carlos Viana pede ‘condenação inequívoca’ da comunidade internacional a ataque do Irã a Israel

Presidente do Grupo Brasil-Israel do Senado, parlamentar afirmou que lançamento de artefatos aéreas pode comprometer a segurança do Oriente Médio

O senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel do Senado Federal, protestou, neste domingo (14), contra o ataque aéreo do Irã a Israel nesse sábado (14). Ele defendeu o que chamou de “condenação inequívoca” da comunidade internacional aos atos perpetrados por Teerã.

“Expressamos nossa solidariedade inabalável a Israel e seu povo neste momento difícil. O direito de Israel à autodefesa é inalienável e deve ser plenamente respeitado pela comunidade internacional. Instamos a comunidade internacional a unir-se em condenação inequívoca dos atos de agressão do Irã e tomar medidas concretas para garantir que tais ações não se repitam”, disse o parlamentar, em nota.

Neste domingo, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai se reunir para debater o ataque iraniano. Mais de 200 mísseis e drones foram disparados em direção ao território israelense.

Leia também

Segundo Viana, a ação iraniana viola o direito internacional e põe em risco a estabilidade do Oriente Médio.

“Reafirmamos nosso compromisso inabalável com a paz e a segurança na região e exortamos todas as partes envolvidas a buscar soluções políticas e diplomáticas para resolver suas diferenças”, falou.

Entenda os ataques

Os ataques do Irã a Israel neste fim de semana aconteceram em resposta de Teerã a um bombardeio ao consulado iraniano em Damasco, na Síria, ocorrido em 1º de abril. O ato foi atribuído às forças israelenses, que não confirmaram a autoria.

Os artefatos levaram algumas horas até atingir os alvos. Para minimizar os danos, as forças armadas israelenses utilizaram um sistema de defesa chamado “Domo de Ferro”, composto por mísseis antiaéreos que interceptam e neutralizam as ameaças inimigas


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Leia mais