Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Ataque do Irã a Israel: Força Aérea diz estar ‘pronta’ para eventual resgate de brasileiros no Oriente Médio

Forças militares brasileiras afirmaram que precisam ser instadas por autoridades sobre hipotética ação de evacuação

A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou, neste domingo (14), estar “pronta” para eventuais resgates de cidadãos do país em áreas de conflito no Oriente Médio. A garantia foi dada após o ataque aéreo do Irã a Israel nesse sábado (13).

Mais de 200 drones e mísseis foram lançados pelas forças iranianas em direção ao território israelense. O Itamaraty divulgou nota em que expressa “grave preocupação” com a ofensiva.

“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, em razão dos últimos acontecimentos registrados no Oriente Médio, encontra-se preparada e pronta para atender a quaisquer demandas de resgate de brasileiros nas áreas de conflito. Para isso, mantém-se em constante prontidão, com suas tripulações e aeronaves, para se fazer presente onde o Brasil precisar”, lê-se em nota da FAB.

Leia também

24 horas decisivas

Mais cedo, o embaixador do Brasil no Irã, Eduardo Gradilone, afirmou ser preciso entender eventuais movimentos de contragolpe de Israel antes de determinar a evacuação de brasileiros do território iraniano. Segundo ele, Teerã espera que os Estados Unidos da América (EUA) pressionem Tel Aviv a não tentar uma retaliação

“Essa dúvida (a respeito de uma possível reação de Israel) é que faz com que eu, aqui, no Irã, não possa dar uma resposta definitiva aos brasileiros que estão preocupados, querendo saber se tomam alguma providência de evacuar o país. Há uma grande expectativa quanto ao que Israel vai fazer nas próximas 24 horas”, explicou, em entrevista exclusiva à CNN Brasil.

A Força Aérea, por sua vez, afirmou que, para agir, precisa ser formalmente instada pelas autoridades.

“A FAB ressalta, ainda, que sua permanente preparação diz respeito à atuação a qualquer hora, devendo ser acionada pelas autoridades competentes, não somente em relação a missões específicas, mas a quaisquer necessidade, sendo esta prontidão ininterrupta para agir em apoio à sociedade”.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais