Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Prefeitura de BH apresenta balanço sobre período chuvoso e promete concluir obras contra enchentes

Prefeito Fuad Noman falou sobre ações do Executivo municipal para minimizar impacto das chuvas na capital mineira

O prefeito Fuad Noman (PSD) e seus secretários fizeram, na manhã desta quinta-feira (11), um balanço do período chuvoso na capital mineira, entre janeiro e março.

Foram 81 dias com registros de chuvas, 24 eventos climáticos extremos, ou seja, dias com mais de 70 mm de chuva. O ponto com ocorrências de maior destaque é no córrego Ferrugem, entre Contagem e BH, com quase 108,6mm acumulados de chuva.

Segundo o prefeito, obras como as da bacia B5, o túnel Camarões, a bacia Lareira, a Olaria Jatobá e Vilarinho, já estão mostrando eficiência em combater alagamentos. Houve redução de vários dados ruins, como queda de árvores, problemas com rede elétrica, quase quinhentas toneladas de lixo recolhido.

O prefeito foi questionado sobre problemas e enchentes que ocorreram na cidade, como na Vila do Índio, Vila Biquinhas, que sofreram com inundações no início do ano, na barragem Santa Lúcia.

“As obras que já estão prontas foram extremamente eficientes e temos obras que ainda não estão prontas, mas que estão sendo desenvolvidas. Vale destacar a redução dos danos que aconteceram entre um ano e outro, fruto do trabalho que foi feito”, explicou Fuad.

O prefeito não informou sobre dados sobre as áreas de risco que permanecem com moradores, encostas que ainda não estão em obras, desalojados, desabrigados, vítimas da chuva.

“Ninguém morreu. Não arruma vítima, porque não teve vítima. Tem 40 anos que BH sofre com enchentes e chuvas, em 2 anos fizemos obras que não foram feitas em 40 anos. Agora, não dá para fazer todas as obras em 2 anos. Nós estamos fazendo todo o esforço possível. Estamos gastando R$ 3 bilhões este ano para concluir as obras”, afirmou o prefeito.

A prefeitura ainda anunciou que obras pensando na região Centro Sul, próximo à Barragem Santa Lúcia, onde vários carros foram arrastados durante as chuvas neste ano, estão em fase de projeto executivo.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Leia mais