Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Câmara de BH elege 2º vice-presidente após cassação de vereador

Álvaro Damião (União Brasil) e Iza Lourença (Psol) disputam vaga deixada por Wesley Moreira, que teve o mandato cassado em março

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) define nesta quinta-feira (11) o nome do vereador que ocupará a vaga de segundo vice-presidente da Casa, cargo que está vago desde o dia 12 de março, quando foi cumprida decisão da Justiça Eleitoral que cassou a chapa do PROS. O vereador Wesley Moreira ocupava o posto, que acabou ficando vago após ele perder o mandato.

Os vereadores Álvaro Damião (União Brasil) e Iza Lourença (Psol) são os candidatos até este momento.

Além disso, os parlamentares devem dar sequência à votação de projetos de lei que seguem na pauta para análise dos vereadores. Nesta quarta-feira (10), foram aprovados diversas propostas, entre elas uma que permite que estabelecimentos privados, como quiosques, bancas e módulos comerciais possam instalar e administrar banheiros no centro da cidade e na orla da Lagoa da Pampulha.

Uma emenda apresentada pela vereadora Cida Falabella, da bancada do Psol, queria garantir gratuidade do uso destes banheiros, mas foi derrubada em votação acelerada em plenário. O vereador Pedro Patrus (PT) protestou.

“O projeto autoriza aos espaços do centro da cidade a construirem banheiros particulares, não são banheiros grátis”, afirmou.

Leia também

O líder de governo na Câmara, Bruno Miranda (PDT), em plenário, rebateu o vereador.

“O projeto vai possibilitar parceria com a iniciativa privada para que banheiros públicos possam ser utilizados, reformados, em parceira com o privado. Me comprometo a buscar junto ao governo uma solução legislativa para que a gente possa incorporar a essência do que a vereadora havia proposto”, afirmou.

Outra proposta aprovada permite a visita de animais domésticos a pacientes internados em hospitais públicos e particulares.

“Há uma questão de regras, obviamente. Ele tem que entrar em uma caixa, tem que estar com cartão de vacinas e a higiene em dia para que nem ele tenha algum risco no hospital, nem possa levar algum risco ao paciente”, explicou o vereador Wanderley Porto (PRD).


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Leia mais