Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Governo de MG anuncia R$ 20 milhões para regularizar 34 mil imóveis no estado

Recursos serão investidos no Minas Reurb, programa de regularização fundiária de Minas Gerais; 29 municípios serão atendidos

O Governo de Minas anunciou, nesta terça-feira (2), o repasse de R$ 20 milhões para viabilizar a regularização de 34 mil imóveis em todo o estado. O investimento será feito pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) em 29 municípios, por meio do Programa Minas Reurb.

“A regularização fundiária é de fundamental importância para que a nossa economia avance. É através da regularização que vamos ter pessoas com condições de acesso a linhas de crédito”, disse o governador Romeu Zema (Novo), em cerimônia na Cidade Administrativa.

“Eu já vi pessoas dizerem: ‘eu peguei empréstimo porque eu pude provar no banco que eu era o proprietário. Antes, eu não tinha condição’. Pessoas que vendem imóvel por um valor muito maior e podem investir em outro lugar e tudo isso vem através da regularização fundiária que ficou adormecida no estado por mais de 10 anos”, disse.

Leia também

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o programa não vai atender imóveis invadidos e posteriormente ocupados, mas aqueles que os proprietários não tiveram oportunidade de colocar a documentação em dia.

“O Minas Reurb é um programa de regularização fundiária urbana. Estima-se que, em metade do estado de Minas, as pessoas moram na casa, mas não tem o registro da casa. Isso provoca várias dificuldades. Em Minas Gerais, temos municípios que não têm um imóvel, nem a sede da prefeitura, com título de propriedade. É uma situação muito séria, são pessoas que estão invisíveis para a política habitacional”, afirmou.

Entre os municípios contemplados estão 14 cidades da região do Vale do Jequitinhonha, a região com menor índice de desenvolvimento humano do estado, com muitos imóveis que não possuem a regularização. Na grande BH, Caeté e Sabará estão entre os municípios mineiros contemplados.

Confira a lista dos municípios atendidos:

  1. Araguari
  2. Bandeira
  3. Caeté
  4. Camanducaia
  5. Campos Gerais
  6. Caraí
  7. Carandaí
  8. Catuji
  9. Divisópolis
  10. Felisburgo
  11. Jacinto
  12. Jequitinhonha
  13. Joaíma
  14. Jordânia
  15. Monjolos
  16. Novo Oriente de Minas
  17. Ouro Verde de Minas
  18. Padre Paraíso
  19. Palmópolis
  20. Patos de Minas
  21. Pedra Azul
  22. Pompéu
  23. Rio do Prado
  24. Rio Pardo de Minas
  25. Rubim
  26. Sabará
  27. Salto da Divisa
  28. Santa Maria do Salto
  29. Santo Antônio do Jacinto

Participe dos canais da Itatiaia:

Leia mais