‘É irresponsável o que as mineradoras têm feito com o país’, diz Silveira ao lado de Lula

Em Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro, ministro de Minas e Energia acusou companhias de fazerem ‘reserva de mercado’

Silveira aproveitou evento com Lula para criticar mineradoras

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), aproveitou a inauguração de uma fábrica de fertilizantes, em Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro, nesta quarta-feira (13), para criticar o setor minerário brasileiro.

“É irresponsável o que as mineradoras têm feito com o país. Infelizmente, os potenciais do Brasil não estão sendo bem utilizados totalmente”, disse Silveira, para uma plateia formada por políticos como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador mineiro Romeu Zema (Novo).

Zema, Lula e Silveira assistiram à abertura oficial de um complexo industrial que é fruto de investimento de R$ 5 bilhões por parte da multinacional EuroChem. No discurso, o ministro de Minas e Energia ainda acusou as mineradoras de “especularem e fazerem reserva de mercado”. Ele não citou companhias do setor nominalmente.

Leia também

“É inaceitável que algumas empresas fiquem 50 anos com os direitos minerários sem explorá-los. É riqueza para o Brasil que está parada, deixando de gerar milhares de empregos. Isso tudo, somente para algumas mineradoras especularem e fazerem reserva de mercado. Isso tem que acabar. Isso vai mudar”, emendou.

Conselho de Política Mineral

Durante a passagem por Serra do Salitre, Silveira anunciou que a primeira reunião do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM) vai ocorrer em abril.

Segundo o ministro, o conselho vai buscar a construção de políticas públicas para fortalecimento do setor mineral, com práticas mais seguras, sociais e sustentáveis.

Uma das primeiras iniciativas levadas por ele ao CNPM será o Programa Mineração para Segurança Alimentar. A intenção é priorizar o mapeamento geológico de potássio, fosfato, remineralizadores e fertilizantes naturais. Na avaliação do ministro mineiro, isso é fundamental para garantir a segurança alimentar nacional.

Participe dos canais da Itatiaia:

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.

Ouvindo...