Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Maioria acredita que Bolsonaro sai fortalecido após manifestação na Avenida Paulista, aponta pesquisa

Levantamento da Genial/Quaest também mostrou que 68% dos brasileiros consideraram o ato como grande

A pesquisa da consultoria Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (28) ouviu a opinião da população brasileira sobre diversos temas envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Entre eles, o ato realizado no último domingo, na Avenida Paulista, em São Paulo, no qual Bolsonaro se defendeu das acusações de que teria participado de um suposto plano de golpe de Estado, investigado pela Polícia Federal. Para a maioria da população, o ato foi grande e o ex-presidente saiu fortalecido após a manifestação.

O levantamento ouviu duas mil pessoas, presencialmente, entre os dias 25 e 27 de fevereiro. Ou seja, após o ato de apoio a Bolsonaro. Para 68% dos entrevistados, o ato foi considerado grande. Outros 20% dos entrevistados acharam que a participação do público na Avenida Paulista foi média e 6% consideraram o público pequeno - 7% não souberam responder.

A percepção de que a manifestação foi grande não foi apenas entre os eleitores de Jair Bolsonaro. No recorte feito com base em quem os entrevistados votaram pra presidente em 2022, 46% dos eleitores de Lula consideram o ato como grande, enquanto 66% dos eleitores que se abstiveram ou votaram branco/nulo também concordam que Bolsonaro reuniu muita gente no ato de domingo.

Leia também

Bolsonaro sai mais forte entre os próprios eleitores

As consequências dessa manifestação foram positivas, na percepção dos entrevistados. Segundo a pesquisa, a maioria dos brasileiros (50%) informados sobre o ato acredita que o ex-presidente saiu mais forte dessa manifestação; contra apenas 26% que acham que Bolsonaro saiu mais fraco.

Entretanto, o resultado foi fortemente influenciado pelos próprios apoiadores do ex-presidente. No recorte feito com base entre os eleitores, apenas 20% das pessoas que votaram em Lula em 2022 acreditam que os efeitos da manifestação foram positivos para Bolsonaro. Outros 50% consideram que Bolsonaro saiu mais fraco após o ato de domingo.

Já entre os eleitores bolsonaristas, o porcentual de pessoas que acreditam que Bolsonaro saiu fortalecido da Avenida Paulista chega a 80%. Entre aqueles que não votaram em ambos os candidatos em 2022, 44% consideram que a manifestação foi positivo para o ex-presidente e 15% pensam o contrário.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Correspondente da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais