Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

TSE aprova regra que pode cassar candidato por uso irregular de inteligência artificial nas eleições

O primeiro dia de debates sobre as resoluções para o pleito de 2024 teve início nesta terça-feira (27). O TSE tem até o dia 5 de março para estabelecer as regras da eleição

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (27) regra que pode cassar candidato por uso irregular de inteligência artificial (IA) nas eleições deste ano. A utilização da IA fica condicionada à divulgação explícita e destacada da informação sobre o emprego da ferramenta.

De acordo com a proposta, será vedada a manipulação digital de vídeos e áudios para simular a fala ou gestos de pessoas, mesmo com autorização para uso da voz de uma pessoa falecida ou fictícia.

Leia também

O primeiro dia de debates sobre as resoluções para o pleito de 2024 teve início nesta terça-feira (27). O TSE tem até o dia 5 de março para estabelecer as regras da eleição.

As medidas já decididas incluem o transporte público gratuito no dia das eleições e a proibição do porte de armas durante o período que antecede 48 horas antes e até 24 horas após o dia da votação.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista nascida na capital federal. Graduada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), foi editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. É especializada em Língua Portuguesa e Revisão de Texto. Na Itatiaia, é Supervisora de Conteúdo desde fevereiro de 2024.
Leia mais