Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Líder no ranking de prefeitos no país, PSD lança pré-candidatos às eleições municipais

Partido que desbancou MDB no ranking de executivos municipais quer se posicionar como terceira via em frente ao cenário de polarização no país

O Partido Social Democrático (PSD) lançou, nesta segunda-feira (26), a pré-candidatura de dos prefeitos e vereadores da sigla. Durante o evento, ocorrido no auditório de um hotel no centro da capital mineira, lideranças pessedistas como o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab e o deputado estadual Cássio Soares, destacaram que a expectativa da sigla é continuar o processo de expansão do partido.

Leia também: PSD lança pré-candidatura à reeleição de Fuad e mira frente ampla do centro à esquerda

“Nossa expectativa é de um crescimento acentuado do número de prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras, considerando que o PSD é um partido de centro, equilibrado, e que está fugindo dessa polarização que acaba afetando as eleições municipais”, declarou Cássio Soares.

Além das duas lideranças, também participaram do evento o líder da bancada mineira no Congresso Nacional, deputado federal Luiz Fernando Faria, e o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, que lançou sua pré-candidatura na manhã desta segunda-feira (26).

O líder do Senado e presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) não pôde comparecer ao evento devido a uma agenda de última hora com o presidente Lula (PT), mas enviou vídeo que foi transmitido no início do evento parabenizando os pré-candidatos pela escolha da sigla.

PSD lidera ranking de prefeitos no Brasil

O PSD se tornou, pela 1ª vez, desde que foi criado, a sigla brasileira que lidera o maior número de prefeituras no país. São 968 prefeitos filiados ao partido, 308 cadeiras a mais do que as 660 conquistadas nas eleições de 220.

A expansão do partido mesmo fora do período eleitoral se deu pela chegada de prefeitos de outras siglas. No evento de filiação, ao menos 19 novas candidaturas já comandam prefeituras, migraram para o PSD e disputarão à reeleição. O crescimento transformou o partido de Gilberto Kassab no líder do ranking, lugar antes ocupado pelo MDB por décadas.

O número de cadeiras do PSD se localizam, em sua maioria, no sudeste, região com maior número de eleitores. A expectativa da sigla, que também lidera o ranking de prefeitos em Minas Gerais, é posicionar e consolidar o partido como 3º via nas eleições em 2024.

“No município mais vale, a atuação do prefeito ou da prefeita, a atuação do gestor ou da gestora, do que qualquer tipo de questão ideológica”, afirmou o deputado estadual Cássio Soares.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de Política Nacional e Internacional na rádio Itatiaia. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pós-graduanda em Comunicação Governamental na PUC Minas. Sólida experiência no Legislativo e Executivo mineiro. Premiada na 7ª Olimpíada Nacional de História do Brasil da Universidade de Campinas.
Leia mais