Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Governo envia nova remessa de vacinas contra a dengue para municípios nesta semana

Ação vai alcançar 29 cidades que ainda não tinha recebido o imunizante; Brasil se aproxima dos 800 mil casos da doença

O Ministério da Saúde informou que vai enviar, nesta semana, doses da vacina contra a dengue para mais 29 municípios brasileiros, completando assim a lista de 521 cidades selecionadas para receber a primeira remessa de doses do imunizante até a primeira quinzena de março.

A seleção dos municípios foi baseada na alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que provoca infecção mais grave da doença. Por conta da limitação de doses, a vacinação contra a dengue, que começou neste mês, é destinada à aplicação em crianças de 10 e 11 anos. Até o fim deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome do imunizante, será ampliada para adolescentes de 12,13 e 14 anos que moram nos 521 municípios.

A previsão é que o Sistema Único de Saúde (SUS) amplie o público alvo a partir da chegada de novos lotes da vacina. Segundo o Ministério da Saúde, foram compradas 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão mais 9 milhões.

Leia também

Situação da dengue

Segundo o boletim mais atualizado divulgado pelo Centro de Operações Emergenciais (COE), do Ministério da Saúde, o Brasil contabiliza 762.542 casos prováveis de dengue em 2024. Neste mesmo período, o governo também contabiliza 150 óbitos confirmados e outras 523 mortes suspeitas pela doença.

Em função da alta de casos, sete unidades federativas já decretaram estado de emergência: Acre, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Além dos estados, 126 municípios também decretaram situação de emergência.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais