Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Brasil e EUA discutem apoio a criação de Estado Palestino na Faixa de Gaza

Assunto foi tratado entre o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken e o presidente Lula; medida já foi criticada pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

No encontro entre o presidente Lula e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, realizado na manhã desta quarta-feira (21), em Brasília, o conflito entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza, foi um dos temas discutidos. Durante a reunião, ambas as autoridades reforçaram o apoio a criação de um Estado Palestino autonomo como região.

Segundo nota do Palácio do Planalto divulgada após a reunião, o presidente brasileiro reafirmou a necessidade de negociações de paz nos conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Tanto Lula quanto Blinken concordaram com a necessidade de criação de um Estado Palestino.

O assunto já havia sido abordado pelo presidente Lula em viagem ao Cairo, capital do Egito, na semana passada. “A posição do Brasil é clara. Não haverá paz enquanto não houver um Estado palestino, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas, que incluem a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como capital. A decisão sobre a existência de um Estado palestino independente foi tomada há 75 anos pelas Nações Unidas”, disse o presidente na ocasião.

Leia também

A medida também conta com o apoio do governo estadunidense. Publicamente, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já defendeu neste ano a criação de uma ‘Autoridade Palestina’, algo que é rechaçado pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Tanto ele quanto os Estados Unidos concordam que o Hamas - grupo responsável pelos ataques terroristas ocorridos em outubro de 2023 que deram início ao conflito - não deve ter nenhum papel em Gaza após a guerra.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais