Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Moraes nega pedido de Bolsonaro para adiar depoimento sobre tentativa de golpe de Estado

Oitiva foi marcada pela PF para a próxima quinta (22). Defesa queria acesso a mais informações de inquérito

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido da defesa de Jair Bolsonaro (PL) e manteve para a próxima quinta-feira (22) o depoimento do ex-presidente no âmbito do inquérito que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado e abolição de Estado Democrático de Direito.

Após a intimação da Polícia Federal, a defesa de Bolsonaro avisou ao STF que ele optou por não prestar o depoimento ou fornecer declarações adicionais “até que seja garantido o acesso à integralidade das mídias dos aparelhos celulares apreendidos”. A defesa, no entanto, ponderou que o ex-presidente poderia ser ouvido “em momento posterior e oportuno”.

O ex-presidente e aliados são investigados por organizarem uma tentativa de golpe de Estado. Eles tinham a intenção de não respeitar o resultado da eleição presidencial de 2022 — onde venceu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — e manteriam Bolsonaro no poder.

Leia também

“Não assiste razão ao investigado ao afirmar que não foi garantido o acesso integral a todas as diligências efetivadas e provas juntadas aos autos, bem como, não lhe compete escolher a data e horário de seu interrogatório”, escreveu Moraes.

Além de Bolsonaro, aliados dele também devem ser ouvidos até sexta-feira (23). Entre eles, estão presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, o general Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil).

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais