A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participará, neste sábado (3), da cerimônia que marca o início das atividades do Centro de Operações de Emergência contra a dengue. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios, tem o objetivo de acelerar a organização de estratégias de vigilância, diante do aumento de casos no Brasil. O Centro de Operações vai funcionar na Asa Norte, em Brasília.
Segundo o Ministério da Saúde, o Centro de Operações dará mais agilidade no monitoramento e análise do cenário para definição de estratégias para o enfrentamento da dengue no país. “A mensagem é de mobilização nacional, de união de esforços com estados e municípios. De um Brasil unido contra a dengue. Nós estamos, desde novembro, com uma série de ações para monitorar o avanço da doença. Temos o SUS, com toda sua capilaridade, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. É um movimento de governo, mas também precisamos do apoio da sociedade”, frisou a ministra Nísia Trindade, em discurso feito na quinta-feira (1), na abertura da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília.
Em 2024, o Brasil já registrou 243.721 casos prováveis de dengue.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), decretou, no sábado (27), situação de emergência em saúde pública no estado por conta do aumento de casos de dengue e chikungunya. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que, até o último dia 29, Minas já havia registrado 23.389 casos confirmados de dengue em 2024. No mesmo período, foram detectados, ainda, 6.206 pacientes com chikungunya.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.