Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Donald Trump é condenado a pagar quase meio bilhão de reais a jornalista; entenda

E. Jean Carroll acusou o ex-presidente dos EUA de estupro e difamação; Trump é acusado de estuprar a jornalista em uma loja, em 1996

Donald Trump

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos

Isác Nóbrega | PR

O ex-presidente Donald Trump foi condenado 83 milhões de dólares (quase meio bilhão de reais) a jornalista E. Jean Carroll, que o acusou de estupro e difamação. A sentença foi confirmada pela Justiça dos Estados Unidos nesta sexta-feira (26).

Carroll afirma que o líder republicano prejudicou a sua imagem e reputação por chamá-la de mentirosa ao negar a agressão sexual.

Antes do veredito, Trump deixou o tribunal de forma abrupta enquanto a defesa da escritora se manifestava e não ouviu a argumentação final dos próprios advogados. Nas redes sociais, ele criticou o veredito: “absolutamente ridículo”, escreveu.

Essa foi a segunda vez em menos de um ano que a Justiça decidiu sobre a alegação de Carroll de que Trump a estuprou em uma loja de departamentos na cidade de Nova York em 1996. No primeiro veredito, em maio, ele foi considerado responsável pelo abuso sexual e condenado a pagar US$ 5 milhões em indenização.

Leia Também

Agora, a ação foi motivada por declarações de Trump sobre Carroll enquanto ainda era presidente dos Estados Unidos. Donald Trump tem negado todas as acusações e afirma que seria vítima de uma “caça às bruxas”.

“Discordo completamente de ambos os vereditos e irei recorrer a toda essa Caça às Bruxas dirigida por Biden focada em mim e no Partido Republicano. Nosso Sistema Legal está fora de controle e está sendo usado como uma Arma Política”, escreveu o líder republicano na sua rede, a Truth Social, depois do veredito.

Apesar da série de problemas que acumula na Justiça, Trump está a caminho de mais uma nomeação para representar o partido Republicano na corrida à Casa Branca. Ele venceu as prévias em Iowa e New Hampshire.

(Matéria em atualização)

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Leia mais