Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

O que é o FirstMile, sistema que teria sido usado por ex-diretor da Abin em espionagens ilegais

Alexandre Ramagem foi alvo da operação ‘Vigilância Máxima’, deflagrada nesta quinta (25) pela Polícia Federal

espionagem

Programa permite o rastreio do paradeiro de qualquer pessoa

Freepik

Ex-diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem foi alvo da operação “Vigilância Máxima”, deflagrada na manhã desta quinta-feira (25). Agora deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro, Ramagem teria usado um programa de computador comprado pela organização para o monitoramento ilegal de telefones celulares entre dezembro de 2018 e 2021.

O FirstMile é um sistema de geolocalização israelense. Trata-se de um software desenvolvido pela empresa Cognyte (ex-Verint). O contrato da Abin foi fechado em dezembro de 2018 e tinha uso previsto até maio de 2021.

A ferramenta pede que seja digitado o número do contato telefônico. A partir disso, é possível acompanhar em um mapa a localização do dono do aparelho, com as redes 2G, 3G e 4G.

Leia Também

O programa permite o rastreio do paradeiro de qualquer pessoa. É possível ver o histórico de deslocamentos e criar alertas em tempo real de movimentações em diferentes endereços.

O sistema teria sido usado para espionar adversários políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), jornalistas e até ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Houve uma intensificação desse uso ilegal em 2021.

A operação “Vigilância Aproximada” apura a presença de uma organização criminosa que teria se infiltrado na Abin com o propósito de realizar monitoramento ilegal de autoridades públicas e indivíduos. De acordo com as pesquisas, o grupo utilizava ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis sem a devida autorização judicial.

Os investigados podem responder pelos crimes de: invasão de dispositivo informático alheio; organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais