Lula avalia onde “Dino será melhor para o Brasil” e diz que indicação para o STF sairá “logo, logo”

Segundo o presidente, a decisão sobre a PGR também será tomada em breve

Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, durante café com jornalistas nesta quinta-feira (27), que a indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF) será feita “logo, logo” e disse que está avaliando onde o Ministro da Justiça, Flávio Dino, será melhor para o Brasil. “Eu fico pensando aonde que o Flávio Dino será mais justo e melhor para o Brasil. É na Suprema Corte ou é no Ministério da Justiça? E isso é uma dúvida que eu tenho e que eu vou conversar com muita gente ainda até a hora de escolher […] Mas eu vou escolher a pessoa certa”, disse Lula.

O presidente teceu elogios ao ministro .“Obviamente que eu sou obrigado a reconhecer que o Flávio Dino é uma pessoa altamente qualificada do ponto de vista do conhecimento jurídico”. Dino, que é juiz, é um dos cotados para a vaga da ministra Rosa Weber, que se aposentou em outubro. O petista afirmou que as indicações para o STF e para a Procuradoria Geral da República serão feitas “logo, logo”.

Apesar das críticas por ter indicado para o próprio advogado, Cristiano Zanin, para a última vaga no STF, Lula disse que a amizade não é um critério de escolha. “Eu acho que eu sou o presidente que mais indiquei ministros da Suprema Corte, nunca pedi nenhum favor a eles. Nunca pedi para votar alguma coisa a meu favor, porque eu não escolho pelo critério da amizade”, afirmou o presidente.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

Ouvindo...