O Ministério de Minas e Energia leiloou, nesta sexta-feira (30), na B3, nove linhas de transmissão de energia elétrica, seis delas em Minas Gerais. As empresas vencedoras foram Isa Cteep, Engie, Consórcio Gênesis, Celeo, Rialma Administração e Participações, Cymi e Furnas. O valor total foi de R$ 15,7 bilhões, dos quais R$ 9 bilhões serão investidos no território mineiro. As cidades mais beneficiadas estão no Vale do Jequitinhonha, Norte e Nordeste de Minas.
Os 9 lotes leiloados contemplam 7 estados: Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Sergipe. Serão realizadas obras de construção, operação e manutenção de 6.184 quilômetros de linhas de transmissão e subestações, com capacidade de transformação de 400 megavolts-ampère (MVA). A previsão é de que sejam criados, ao todo, 60 mil empregos diretos e indiretos.
Ao bater o materlo encerrando leilão, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), disse que o Brasil está concretizando um dos maiores programas de energia elétrica do mundo. “Hoje é um dia histórico. Este é o maior leilão de linha de transmissão já realizado em nosso país. Estamos tornando realidade, com muito trabalho e determinação, um dos maiores programas de transmissão e de transição energética do mundo. Bater o martelo hoje é muito mais do que um gesto simbólico. Estamos construindo os degraus para garantir a transmissão de energia limpa e renovável para o nosso país”, afirmou o ministro.