Ouvindo...

Times

Lula confirma presença em cúpula do G7 no Japão

Essa será a primeira vez desde 2009 que o Brasil participará do evento; devem ser discutidos temas que vão desde paz e segurança até clima e questões de gênero

O governo brasileiro confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará do segmento de engajamento externo da cúpula do G7, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, em Hiroshima, no Japão.

Essa será a primeira vez desde 2009 que o Brasil comparecerá à reunião do grupo que reúne os países mais industrializados do mundo. Entre 2003 e 2009, o Brasil participou de sete cúpulas do G7.

O petista foi convidado pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, em abril deste ano, conforme noticiou Priscila Yazbek, da CNN.

Entre os temas que devem ser discutidos no segmento de engajamento externo estão paz e segurança internacional, saúde, desenvolvimento, questões de gênero, clima, energia e meio ambiente.

Segundo o governo do Japão, também foram convidados Austrália, Comores, Ilhas Cook, Índia, Indonésia, República da Coreia e Vietnã.

Também devem estar presentes representantes das Nações Unidas (ONU), do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, da Agência Internacional de Energia, da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização Mundial do Comércio e da União Europeia.

Coroação do Rei Charles III

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta sexta-feira (5) em Londres, na Inglaterra, onde irá à cerimônia de coroação do Rei Charles III.

Ele se reuniu com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. No encontro, foi confirmada a contribuição do país europeu para o Fundo Amazônia.

Pelas redes sociais, Sunak disse que o país deve contribuir com 80 milhões de libras (cerca de R$ 500 milhões) para o Fundo.

Acompanhe em tempo real todas as notícias sobre a coroação do Rei Charles III no site da CNN e pela TV. Haverá programação especial, com mais 10 horas de cobertura.

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.
Leia mais