Quando vão ser os debates entre Lula e Bolsonaro? Datas, horários, onde assistir e tudo sobre a eleição presidencial

Debates começaram nesse domingo (16), na Band, e irão até dia 28, na Globo; nem todos os encontros previstos devem acontecer

Candidatos devem ter mais três oportunidades de apresentar propostas em debates na TV

Se você ainda não decidiu seu voto ou já decidiu mas adora um confronto às vésperas da eleição, prepare-se para novos rounds entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Os dois candidatos à presidência terão, à princípio, mais três chances de mostrar propostas por meio dos debates de TV, antes de 30 de outubro, data do segundo turno das eleições.

O último embate televisivo entre os dois foi em 28 de setembro na Rede Globo, com muitas trocas de acusações e ofensas. No primeiro turno, eles compareceram, juntos, a apenas dois confrontos: o primeiro, na Band, e o último, na Globo. O presidente candidato à reeleição também participou do debate no SBT, o qual não contou com a participação do petista.

O primeiro encontro entre os candidatos à presidência aconteceu nesse domingo (16), promovido pela TV Bandeirantes, Folha de São Paulo, UOL e TV Cultura. O debate estava marcado para 9 de setembro, mas foi adiado a pedido dos postulantes.

Debate do SBT

Na quarta-feira (6), assessores de Bolsonaro e Lula se reuniram virtualmente com representantes do veículos do pool de imprensa — Estadão, Rádio Eldorado, SBT, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil — e aprovaram as regras para o debate no segundo turno, marcado para esta sexta-feira (21), às 21h30.

A campanha de Bolsonaro confirmou que ele irá participar do evento. Já a representante da campanha de Lula, embora tenha aprovado todos os detalhes do evento, ainda não informou se o petista irá.

Caso um deles não compareça, o outro será entrevistado pelo pool sobre temas previamente escolhidos. Neste debate em específico, o enfrentamento dos candidatos acontecerá no estúdio do SBT, em Osasco (SP), sem plateia, com mediação do jornalista Carlos Nascimento e transmissão ao vivo pelas plataformas dos veículos patrocinadores.

O confronto será dividido em quatro blocos. Em dois, os candidatos se enfrentarão diretamente. Nos demais, jornalistas fazem perguntas. Haverá réplicas, tréplicas e comentários.

Lula não deve ir a todos

Líder no primeiro turno e mantendo a ponta nas pesquisas de intenção de voto para a última fase do pleito, Lula afirmou na quarta-feira (5) que participará no máximo de dois debates.

“Não vou fazer mais debates do que o necessário, posso fazer um ou dois debates”, disse Lula durante reunião com aliados em São Paulo. No primeiro turno, Lula obteve 48,43% dos votos do primeiro turno das eleições presidenciais contra 43,20% de Bolsonaro.

Confira as datas previstas para os próximos debates:

  • 21 de outubro (sexta-feira): STB, Estadão, CNN e Rádio Eldorado

  • 23 de outubro (domingo): Record TV

  • 28 de outubro (sexta-feira): TV Globo

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...