Um debate entre os candidatos ao governo do Piauí realizado pela TV Cidade Verde, na noite desta terça-feira (16), repercutiu nas redes sociais pela quantidade de memes produzidos pelos participantes. Entre as ‘pérolas’ ditas, teve candidato acusando o outro de comprar seguidores no Instagram, propaganda indireta de carro e bate boca com o mediador.
Quem mais chamou atenção nas redes foi a candidata do PCO, Lourdes Melo, que rebateu o mediador Joelson Giordani perguntando se ele queria calá-la. O comunicador então se justifica, explicando as regras do debate, ao que a Lourdes responde com “ah, você quer proteger os candidatos?”.
Em outro momento, Lourdes atacou a candidata do PSC, Gessy Lima, chamando-a de “barbie bolsonarista” que só queria “defender os empresários”. O ministro Alexandre de Moraes, recém empossado presidente do Tribual Superior Eleitoral (TSE), também foi atacado pela candidata do PCO, que o chamou de cabeça de ovo.
“O nosso partido, o PCO, está sendo perseguido por aquele juiz da cabeça de ovo... como é o nome dele? Está perseguindo o Rui Costa Pimenta [presidente da sigla], fez um inquérito, ainda fechou todas as nossas mídias, proibindo o direito de opinar”, disse Lourdes em um determinado momento. O ministro incluiu o PCO, recentemente, no inquérito das fake news.
BRIGA POR SEGUIDORES E PROPAGANDA DE CARRO
Em outro momento, as candidatas Gessy Lima (PSC) e Ravenna Castro (PMN) bateram boca acusando uma a outra de compra de seguidores e corrupção.
Após acusar Gessy de ter sido processada pela compra ilegal um carro do modelo Ford Ka, Ravenna ironizou a situação mandando um abraço para “Stefhany do Crossfox” - referência ao clipe caseiro que viralizou há anos no YouTube. “Tenho certeza que este ano o carro dela não seria o Crossfox. Seria um Ford Ka, que é o carro mais querido do momento”, brincou a candidata do PMN.
Em resposta à acusação de corrupção, Gessy argumentou que Ravenna a estava atacando para aparecer nas redes sociais e ganhar seguidores. Ela alega ser a candidata com maior números de seguidores no Instagram, o que teria causado inveja em Ravenna. Gessy então acusa a adversária de ter comprado seguidores falsos nas redes, que normalmente usam nomes árabes.
“Ela começou a me atacar achando que eu ia revidar, citá-la, para ela ganhar seguidores. Até nisso ela é fake. Ela comprou seguidores para comprovar que ela poderia ser a candidata que mais tem seguidores nas redes sociais. Acessem as redes sociais dela e vejam lá os árabes que seguem ela”, diz Gessy Lima, arrancando risos da plateia.
O Piauí tem nove candidatos concorrendo ao cargo de Governador. Além de Lourdes, Gessy e Ravenna, também são candidatos: Coronel Diego Melo (PL), Geraldo Carvalho (PSTU), Gustavo Henrique (Patriotas), Madalena Nunes (PSOL), Rafael Fonteles (PT) e Silvio Mendes (União Brasil).