Ouvindo...

Com mutação genética rara, gatos nascem com quatro orelhas e viralizam nas redes sociais; veja fotos

O animal foi encontrado abandonado com irmãos em um estacionamento; a mutação genética também foi descoberta em outra gatinha turca, a Midas

Uma equipe de um abrigo localizado no Tennessee, nos Estados Unidos, foi surpreendida com a chegada de um filhote de gato que nasceu com uma rara mutação genética. O animal de apenas 9 semanas, pesa pouco mais de 2 libras — cerca de 907 gramas — e tem quatro orelhas. De acordo com os cuidadores, o par extra é um pouco menor do que as normais.

Ainda conforme os veterinários, após a checagem inicial, não foram encontrados problemas de saúde ou qualquer empecilho que seja causado pelas duas orelhas a mais no felino, que ganhou o nome de Audio. Ele foi encontrado por trabalhadores de um abrigo chamado True Rescue, que compartilhou as imagens em suas redes sociais.

“Nós o batizamos de Audio e ele tem entre 8 e 9 semanas, pesando pouco mais de 2 libras [cerca de 907 gramas]”, escreveu a equipe do abrigo True Rescue em sua página oficial no Facebook.

O filhote foi encontrado com seus três irmãos em uma caixa sem qualquer passagem para ventilação dentro de um estacionamento na cidade de Nashville. Ao vê-los nesse estado de abandono, uma pessoa os resgatou da rua e os levou até os cuidadores.

Leia também

Ainda, segundo a equipe do abrigo, a mutação é inofensiva e Audio poderá ser adotado em breve. A diretora de operações do True Rescue, Kristin Condite, comentou ao jornal News 2 que os funcionários se deram conta do par adicional de orelhas pela primeira vez durante um exame.

“Sempre que o tirávamos do canguru, meu colega dizia: ‘O que tem na orelha dele?’ E quando olhamos mais de perto, parece que Audio tem quatro orelhas na cabeça, então, ele tem duas voltadas para a direita e duas voltadas para trás. É extremamente anormal”, afirmou Condite.

A condição é causada devido a uma mutação genética recessiva dos pais do felino e já foi vista em outros gatos. Em 2021, por exemplo, a gata Midas também viralizou nas redes sociais por ter a mesma condição. O felino foi adotado na Turquia. Sua tutora, Cemre Polat, compartilha o cotidiano do pet nas redes sociais.

Midas, a gatinha com quatro orelhas que viralizou

Chamada de Midas, ela é uma gatinha turca que também nasceu com quatro orelhas. Ela mora com sua tutora e dois cachorros grandes.

“Midas é uma gata muito brincalhona. Ela gosta de fazer carinho e dormir no colo”, conta Canis Dosemeci, que resgatou a gatinha da rua ainda filhote. De acordo com o veterinário Resat Nuri Aslan, ela nasceu com quatro aurículas e uma mandíbula defeituosa como resultado de uma mutação genética recessiva, conforme o g1.

“Além disso, sua mandíbula é ligeiramente mais larga nas laterais, então sua língua está constantemente visível do lado de fora”, explica.

Apesar disso, a mutação não afeta a saúde da gatinha. Nas redes sociais, Midas se tornou estrela, com mais de 344 mil seguidores.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia mais