Ouvindo...

Prefeitura anuncia novo local para Aniversário de Ouro Preto em 2025

Evento será realizado no Centro de Convenções da UFOP após decisão judicial que impede uso da Praça Tiradentes

A programação do Festival de Inverno e das comemorações do aniversário de Ouro Preto será concentrada no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto e na Praça da Universidade. Neste ano, os eventos ocorrem de forma integrada e foram deslocados da Praça Tiradentes por decisão judicial que impede a realização das atividades no local.

A UFOP é parceira da Prefeitura na organização das ações culturais e disponibilizou seus espaços para a realização das atividades previstas. O local contará com estrutura de palco, telões, banheiros e áreas de alimentação.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, serão instalados dois portais de acesso na Rua Diogo de Vasconcelos. A estimativa é de que até 8 mil pessoas acompanhem os eventos dentro do Centro de Convenções, com outras 4 mil do lado de fora. A transmissão por telões garantirá a visibilidade. Também está em estudo o uso da Rua Viturino Dias para receber parte do público.

A secretária-adjunta de Turismo, Sônia Rezende, informou que a programação inclui apresentações musicais e peças teatrais, e destacou a parceria com a UFOP como parte do planejamento integrado das festividades.

Durante a coletiva, o prefeito Angelo Oswaldo relembrou a criação do Centro de Convenções da UFOP, que contou com a participação do então vice-presidente da República. Ele afirmou que a Praça da Universidade foi projetada para acolher iniciativas como essa.

O prefeito também mencionou que a Praça Tiradentes não será descartada para eventos futuros, embora esteja momentaneamente indisponível. Sobre o Morro da Forca, afirmou que não há risco estrutural, e que a obra segue pendente por envolver outros órgãos, como o Governo Federal.

O presidente da Câmara Municipal, Vantuir Silva, ressaltou a importância do festival para a cidade e a participação do Legislativo nas comemorações.

A programação integrada começa nesta sexta-feira (4), na Casa da Ópera. No sábado (5), a Orquestra Ouro Preto e o Carlinhos Brown se apresenta no Centro de Convenções. Os demais shows ocorrem ao longo do final de semana.

Leia também

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.