As cidades de Mariana e Ouro Preto recebem neste fim de semana uma série de atividades culturais dentro da programação do Festival de Inverno 2025. Os eventos são promovidos pelas prefeituras dos dois municípios, com apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e de instituições culturais locais. As comemorações também integram o aniversário de 314 anos de Ouro Preto.
Em Mariana, as ações têm início no sábado (5), às 7h, com a segunda edição do Mariana Aventura. Os participantes sairão do Terminal Turístico rumo à Cachoeira da Bombaça, no bairro Santo Antônio. No mesmo horário, o estacionamento do Centro de Convenções recebe a Feira Livre Municipal, com exposição e venda de produtos da agricultura familiar, artesanato e culinária local.
A partir das 8h, será lançado o Ateliê Aberto no Terminal Turístico. O espaço reunirá artistas, moradores e visitantes para atividades de criação coletiva, feira de artesanato, apresentações musicais e inauguração da Sala de Exposições Cássio Antunes de Oliveira.
Às 15h, a Praça Gomes Freire recebe o espetáculo infantil “Retalhos de Estrelas”, da Cia. Calor de Laura. Às 16h, no Museu de Mariana, a Banda Sinfônica realiza uma apresentação aberta ao público.
No domingo (6), a partir das 9h, a Praça Gomes Freire será palco de atividades educativas promovidas pela Polícia Militar. Às 11h, o local recebe a apresentação da Banda na Praça.
Entre os dias 7 e 9 de julho, o Cineteatro Municipal será sede da Oficina de Escrita Criativa, com início previsto para as 18h. Já no dia 8 de julho, o Museu de Mariana receberá, às 19h, a apresentação da Big Band CEFART, com repertório voltado ao jazz e à música brasileira.
Em Ouro Preto, a programação do sábado (5) inclui o espetáculo “O dia em que encontrei Bob Dylan numa livraria de Estocolmo”, às 11h, na Livraria Outras Palavras. À noite, a Orquestra Ouro Preto se apresenta com o músico Carlinhos Brown, às 22h, na Praça da UFOP.
No domingo (6), haverá a Corrida Minas Uai, com concentração às 6h e largada às 8h na Praça Tiradentes. A partir das 15h, a Praça da UFOP recebe shows de pagode com os grupos Pagode do Sinal, Doce Trapaça, Pagode do Biel e Turma do Pagode.
A programação segue na segunda-feira (7), com shows da banda local Equipe Rock e do grupo Capital Inicial, às 20h e 22h, respectivamente. Na terça (8), o subdistrito de Mota recebe a intervenção cênica “Era uma vez uma Vila Rica Preta”, às 16h, enquanto a Praça da UFOP terá apresentações musicais às 18h (Groove de Vinil) e às 20h (Vanessa da Mata).