A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) confirmou a instalação de um campus em Ipatinga, no Vale do Aço. O anúncio foi feito durante uma reunião com a presença da deputada federal Rosangela Reis (PL-MG), do reitor da UFOP, Luciano Campos, do prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, além de secretários municipais, vereadores e do deputado estadual Celinho do Sintrocel.
O campus será construído em um terreno no bairro Cidade Nobre, doado pela prefeitura em 2013. O projeto passou por renegociação para prorrogação de prazos e inclusão de R$ 50 milhões no orçamento da União, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A licitação para o projeto executivo está prevista para 2025, com início das obras em 2026. A previsão é de oferta do curso de Medicina, com 90 vagas anuais. Graduações em fisioterapia, enfermagem e outras áreas das Ciências Humanas e Saúde estão em análise.
A administração municipal afirmou que dará suporte à execução do projeto. A instalação do campus pode atrair investimentos e ampliar a oferta de ensino superior na região.