Fóssil histórico de mais de 10 mil anos faz parte do acervo da UFOP

Preservado no setor de História Natural, o fóssil foi encontrado em Lagoa Santa e oferece pistas sobre o passado ambiental de Minas Gerais

Os fósseis são vestígios ou restos de organismos preservados em materiais como rochas, areia ou gelo. Eles são fundamentais para o estudo da evolução da vida, pois fornecem informações sobre o clima e o ambiente do passado. A presença de fósseis marinhos em áreas atualmente terrestres, por exemplo, indica que essas regiões já foram cobertas por mares.

Na região de Ouro Preto, um fóssil significativo está no acervo do Museu de Ciência e Técnica (MCT) da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O fóssil foi coletado em 1939 por alunos da Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) durante uma expedição de campo em Lagoa Santa (MG). A coleta ocorreu na Gruta da Pontinha e, entre os materiais encontrados, destaca-se um crânio dolicocéfalo completo. O material foi inicialmente levado para o Museu de Paleontologia do MCT e, atualmente, encontra-se sob os cuidados da instituição no setor de História Natural.

A Itatiaia Ouro Preto procurou Anderson Sales, geólogo e curador do MCT, para falar sobre o tema:

“Temos um fóssil estimado entre 10 e 12 mil anos, possivelmente contemporâneo de Luzia. Ele foi encontrado em 1939, na região de Sete Lagoas, e é estudado pela Sociedade de Espeleologia da Escola de Minas”, disse.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Felipe Hanson, natural de São José dos Campos e se aventurando como estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto, no momento, Estagiário na Itatiaia Ouro Preto.

Ouvindo...