O Governo de Minas Gerais garantirá o transporte de 33 mil estudantes da rede pública estadual que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024, em cidades diferentes de suas residências. O investimento total será de R$ 25 milhões, administrado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
A SEE/MG implementará um modelo de distribuição direta de recursos para as escolas, que gerenciarão o transporte dos alunos que residem em localidades onde o Enem não será aplicado. Os recursos também poderão ser utilizados para alimentação e hospedagem, conforme as necessidades de cada estudante.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, afirmou que a iniciativa visa assegurar a participação de todos os alunos da rede estadual no exame:
“Para garantir a participação dos estudantes no ENEM em 2024, a Secretaria de Estado de Educação levantou os municípios sem aplicação do exame. A Secretaria investirá 25 milhões para que as escolas contratem ônibus e hotéis, e o diretor orientará as famílias sobre a importância do deslocamento e hospedagem.”, disse.
Em 2023, apenas 188 dos 853 municípios mineiros aplicaram o Enem, representando 22% do território estadual. A logística exigida pela SEE/MG será robusta para garantir que os estudantes de 2.370 escolas que oferecem o ensino médio sejam transportados até as cidades onde o exame ocorrerá.