Após um longo período de reclusão, o retorno à sociedade pode ser desafiador para indivíduos privados de liberdade. A promoção da ressocialização através da educação e do trabalho é essencial. O Presídio de Campos Gerais, no Sul de Minas, destaca-se por oferecer diversas capacitações e parcerias de trabalho.
Em julho, o presídio firmou uma nova parceria com a empresa Conspavi, do setor de construção e pavimentação, possibilitando que dez detentos iniciem atividades laborais externas. O presídio também mantém parcerias com a Cooperativa dos Cafeicultores de Campos Gerais e Campo do Meio (Coopercam) e oferece trabalhos internos nas áreas de limpeza, cozinha e lavanderia. Atualmente, 95 detentos estão empregados, o que representa mais da metade dos custodiados envolvidos em atividades laborais.
Além disso, o presídio promove cursos profissionalizantes para capacitar os detentos como pedreiros, carpinteiros, horticultores e artesãos. Com o apoio da Escola Municipal João Barbalho e da Escola Estadual Professor Eduardo Daniel Ferreira Dias, o presídio implementou turmas de Ensino Fundamental e Médio, atendendo 45 detentos. Os detentos também podem participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), possibilitando acesso ao ensino superior.