Ouvindo...

Times

Duas UBS têm ampliação de horário a partir de hoje (17) em Itabirito

Secretaria de Saúde estende atendimento para agilizar diagnósticos de sintomas respiratórios

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, vai ampliar o horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Vila Gonçalo e do Santa Efigênia a partir de segunda-feira, 17 de maio. As UBSs funcionarão até as 19h, de segunda a sexta-feira, enquanto houver alta demanda.

A medida tem o objetivo de agilizar o diagnóstico de pessoas com sintomas respiratórios e evitar a sobrecarga do serviço de saúde, conforme informou a secretária de Saúde, Cleusa Claudino.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o outono apresenta índices de umidade relativa do ar abaixo do recomendado e temperaturas variando até 18°C entre mínimas e máximas. Esta condição provoca sintomas respiratórios que exigem cuidados específicos.

A falta de umidade resseca as mucosas das vias respiratórias, facilitando a entrada de vírus e bactérias. Condições como rinite, sinusite, asma e bronquite se tornam mais frequentes, afetando especialmente crianças e idosos.

O ar seco também pode aumentar a concentração de poluentes, agravando quadros alérgicos e infecciosos. Portanto, é essencial manter a hidratação, utilizar umidificadores de ar e procurar atendimento médico ao surgirem sintomas respiratórios para evitar complicações.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.
Leia mais