Ouvindo...

Times

19ª edição da CineOP acontece na próxima semana

Exploração da diversidade cinematográfica e cultural no evento de 2024

Reconhecida como única em sua abordagem centrada no cinema enquanto patrimônio, preservação, história e educação, a Mostra de Cinema de Ouro Preto, CINEOP, ocorre na próxima semana, de 19 a 24 de junho.

O evento se consolida como destaque no calendário e circuito de mostras e festivais no Brasil, oferecendo uma programação estruturada em três temáticas principais: preservação, história e educação.

As atividades ocorrerão na Praça Tiradentes e no Centro de Artes e Convenções, incluindo exibições de filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, homenagens, seminários, debates, oficinas, sessões cine-escola, mostrinha de cinema, exposições, cortejos, shows musicais e atrações artísticas.

Além disso, será realizado o 19º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: décimo quinto Fórum da Rede Kino - Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual.

Toda a programação é oferecida gratuitamente, e o tema deste ano propõe Cinema de Animação no Brasil, abordando tanto perspectivas históricas quanto contemporâneas. O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, apoia o evento.

A seleção de filmes, tanto de curtas quanto de longas-metragens, busca oferecer uma diversidade de estilos, técnicas, narrativas e personagens, refletindo a riqueza e a evolução desse segmento cinematográfico ao longo das décadas.

Embora o cinema brasileiro de animação tenha experimentado um crescimento significativo nas últimas décadas, impulsionado por mecanismos legislativos de financiamento e exibição, sua trajetória histórica tem sido marcada por desafios e obstáculos.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.
Leia mais