Ouvindo...

Times

Aluno da UFOP tem artigo em evento de pós-graduação e pesquisa

Pesquisa aborda empreendimentos sociais e direitos de mulheres trans

Bernardo Almeida Rocha, estudante de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), teve seu artigo “Trucss: Empreendimento Social Promovendo Saúde para Mulheres Trans” aceito para o XLVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) – EnANPAD 2024.

O evento ocorrerá na Universidade Federal de Santa Catarina, de 16 a 18 de setembro deste ano.

O trabalho de Rocha resulta do projeto de Iniciação Científica “Empreendedorismo e Inovação no Contexto das Empreendedoras Negras”, orientado pela professora Ana Flávia Rezende.

O estudo conta também com a colaboração dos professores Luís Fernando Silva Andrade, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Daniela Cardozo Mourão, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O artigo investiga a criação e desenvolvimento de empreendimentos sociais voltados à promoção dos direitos de grupos minorizados, com foco em mulheres trans.

O texto foi aceito na divisão de Estudos Organizacionais, no tema “Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho”.

Este tema aborda as desigualdades sociais no ambiente de trabalho e nas organizações, explorando como essas desigualdades se articulam e geram mecanismos de exclusão, discriminação e privilégios.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Laura Gorino é mineira, tem 20 anos e é graduanda do curso de jornalismo da UFOP. Tem interesse por redação, rádio e comunicação digital.
Leia mais