Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Secretaria de Saúde promove Semana de Saúde Bucal em escolas

66% das escolas são prioritárias devido à localização em áreas vulneráveis e ao grande número de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as doenças bucais afetam metade da população mundial, sendo a cárie a condição mais comum.

Compreendendo essa importância, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou a Semana de Mobilização em Saúde Bucal nas Escolas.

O evento contou com a adesão de 9.757 escolas do ensino básico de 851 municípios mineiros.

Dentre essas escolas, 66% (6.414) são consideradas prioritárias devido à sua localização em áreas de vulnerabilidade social, com um maior número de estudantes provenientes de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, áreas rurais e comunidades tradicionais, bem como aquelas que atendem aos estudantes do sistema socioeducativo.

Durante a semana, as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação realizaram ações de promoção, recuperação e prevenção da saúde bucal, incluindo a oferta do Tratamento Restaurador Atraumático (ART) para os estudantes.

Ações como essa, especialmente no âmbito do Programa Saúde na Escola, também são uma forma de combater as desigualdades, já que muitas escolas prioritárias estão localizadas em áreas carentes, onde o acesso à água fluoretada é limitado.

Essas iniciativas visam não apenas a saúde imediata, mas também educar as crianças para que se tornem adultos conscientes de sua saúde bucal e promotores desses ensinamentos em suas famílias e comunidades.

A Coordenadora de Programas de Promoção da Saúde e Controle do Tabagismo da SES-MG, Nayara Rezende, fala a Itatiaia sobre o projeto:

“Problemas bucais afetam o desenvolvimento e frequência escolar de crianças e adolescentes. O Programa Saúde na Escola oferece escovação supervisionada e aplicação de flúor na escola. A Semana de Saúde Bucal estadual reforça essas ações para engajar comunidades e municípios.”

Para mais informações sobre saúde bucal, acesse: www.saude.mg.gov.br/saudebucal.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Laura Gorino é mineira, tem 20 anos e é graduanda do curso de jornalismo da UFOP. Tem interesse por redação, rádio e comunicação digital.
Leia mais