A madrugada de sexta-feira (3) foi marcada por um importante nascimento em Belo Horizonte. A gorila Imbi deu à luz no Jardim Zoológico, à região da Pampulha, a um filhote da espécie oriunda da planície ocidental – o quinto nascido na capital mineira. A cidade se destaca por ser a primeira e única na América do Sul a abrigar um grupo reprodutivo da espécie ameaçada de extinção.
O filhote é filho do macho Leon, e nasceu a sete dias do aniversário de sete anos de seu irmão Jahari. Ele não deixou o colo da mãe desde o nascimento, mas a equipe técnica do zoológico atestou que o quadro de saúde do animal apresenta-se estável. Até o momento, no entanto, não é possível atestar o sexo do filhote. Temporariamente, a visitação ao recinto dos gorilas permanecerá restrita ao túnel para resguardar a segurança do filhote, conforme esclareceu a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB).
Visitação
A visitação ao zoológico requer agendamento prévio em decorrência da pandemia de coronavírus e que deverá ser feito pelo site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O pagamento dos ingressos, por sua vez, acontece na bilheteria. O Jardim Zoológico, aliás, irá abrir as portas no feriado de 7 de Setembro: o espaço funcionará no sábado (4) e no domingo (5), das 8h às 17h – assim como na terça-feira (7).