Notícias

Vulcão adormecido apresenta sinais moderados e pode gerar tsunami que atingira o Brasil 

O alerta foi feito por autoridades da Espanha que explicaram ainda que em caso de erupção todas as Américas seriam atingidas

Por Redação, 16/09/2021 às 12:18
atualizado em: 16/09/2021 às 12:25

Texto:

Foto: Foto Ilustrativa/Pixabay
Foto Ilustrativa/Pixabay

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, no continente africano, começou a apresentar sinais moderados e tem gerado preocupação em autoridades da Espanha.

Em caso de erupção, ele provocaria um tsunami que atingiria todas as Américas, incluindo o Brasil, principalmente as regiões Norte e Nordeste. O nível de alerta é o segundo em uma escala que vai até quatro.  

Segundo informações do portal “MetSul Meteorologia”, La Palma tem apresentado aumento de volume no movimento de vulcões desde 2017, que se intensificou em 2020. No local, a intensidade de abalos sísmicos também cresceu e teve “magnitude superior a 3”. 

"A profundidade dos epicentros também diminuiu, em média, de 30 para 12 quilômetros. Só ontem foram mais de 100 tremores e um teve profundidade de apenas 4 quilômetros", destaca o MetSul.

Apesar do risco de erupção do Cumbre Vieja, não se pode precisar se ele causaria um Tsunami de grandes proporções, porém existem possibilidades mesmo que mínimas.  

O Instituto Geográfico Nacional (IGN) da Espanha explica que foram registrados abalos sísmicos constantes no local nos últimos dias, o que vem chamando a atenção para o vulcão que estava adormecido. 

Por outro lado, a responsável pelo IGN nas Ilhas Canárias, María José Blanco, disse ao jornal elDiario que o fenômeno é produzido por todos os sistemas vulcânicos e que a maioria não apresenta erupções. 

 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link