Notícias

Volta da Feira Hippie é marcada por protesto de feirantes do setor de alimentação

Por Edilene Lopes , 27/09/2020 às 08:17
atualizado em: 27/09/2020 às 09:25

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Edilene Lopes/Itatiaia
Edilene Lopes/Itatiaia

A reabertura da tradicional Feira Hippie, a principal feira de artesanato da América Latina, neste domingo, é marcada por protestos. Na Praça Sete, no Centro de BH, pessoas que representam o setor de alimentação fizeram um ato, pedindo igualdade em relação aos expositores de artesanato.

Uma das organizadoras do protesto, Almira de Jesus Caldeira, disse que a principal reivindicação é para a volta do setor de alimentação para dentro da feira, já que agora as barracas de comida ficam na rua Espírito Santo e na avenida Álvares Cabral. 

“Nosso manifesto é 100% alimentação dentro da avenida Afonso Pena, não nas laterais. Nós resolvemos fazer um protesto até que nos ouçam, que isso é injusto. O benefício tem que ser para todos os expositores da feira, ela não é só artesanato e nem só alimentação, a feira é um conjunto e nós queremos fazer parte desse conjunto, já que toda feira está na Afonso Pena. Colocou alimentação nas laterais e o artesanato com um espaço enorme dentro da feira, sendo que caberia alimentação e o artesanato dentro do espaço que foi criado.”

Segundo Almira, apesar da justificativa de distanciamento necessário devido à pandemia, o vírus foi só uma desculpa para uma antiga discussão. 

“Eu não sei qual que foi o critério da prefeitura. Se precisa de um espaço de 2 metros, a alimentação está toda colada, então não tem o espaçamento. O espaçamento está sendo só para o artesanato. Eles estão matando a alimentação e estão deixando artesanato com um espaço de 12 metros entre barracas. Se fizeram 2 metros a cada um, nós vamos ter espaço de sobra para colocar alimentação dentro da feira. Essa discussão é antiga desde que o prefeito Alexandre Kalil assumiu a prefeitura e a gerência de feira vem batendo na tecla, queria tirar alimentação de dentro da feira e agora eles conseguiram tirar. [A questão da pandemia] foi só uma desculpa.”
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link