Notícias

Você sabe o que é arbovirose? Especialista alerta para temporada da doença

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 11/01/2021 às 12:28
atualizado em: 11/01/2021 às 12:34

Texto:

Você sabe o que é uma arbovirose? Com a pandemia do coronavírus em alta em todo o mundo, os cuidados com a covid-19 devem ser mantidos. Mas não podemos abrir mão das ações de prevenção e combate às outras doenças. As arboviroses são doenças causadas por arbovírus, que engloba todas as infecções causadas por insetos, aranhas e carrapatos. 

Nesta época do ano marcada por altas temperaturas e chuvas, a atenção deve ser redobrada para a prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Conhecidas como arboviroses, a dengue, chingunkunya e zika são doenças causadas por vírus e transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. “O essencial no controle das arboviroses são as ações de combate ao vetor transmissor, ou seja, medidas que possam diminuir o índice de infestação do mosquito, logo, reduzindo também o risco de transmissão, principalmente de dengue, chingunkunya e zika”, explica o infectologista cooperado da Unimed-BH, Adelino Melo Freire Jr.

De acordo com o médico, as epidemias de dengue ainda estão longe de serem eliminadas. “A imunidade causada pela infecção é de longo prazo para um mesmo subtipo, mas de curto prazo para os demais. Assim, pessoas que foram infectadas pelo vírus este ano ficam imunes ao mesmo subtipo por um período mais longo, mas poderão ser novamente contaminadas pelos demais subtipos na temporada seguinte”.

Em tempos de pandemia, o sistema de saúde já está sobrecarregado com casos de covid-19. Por isso, o especialista da Unimed-BH alerta sobre o perigo do avanço das arboviroses. “Nesse sentido, torna-se imprescindível eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, não jogar lixo na rua, usar repelente e telas nas janelas, além de imunizar pessoas que possam receber a vacina - no caso, está recomendada para pessoas com idade de 9 a 45 anos e comprovação sorológica de dengue”, finaliza o infectologista da Unimed-BH, Adelino Melo Freire Jr.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Com a pandemia da covid-19, os blocos de rua no carnaval não poderão acontecer em 2021, mas artistas recorreram as apresentações pela web #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A produção chegará aos cinemas no dia 8 de outubro. #Itatiaia

    Acessar Link