Notícias

Vereadores fazem acordo para facilitar participação de BH no consórcio de vacinas contra covid-19

Há acordo entre os vereadores para a tramitação rápida do projeto

Por Redação , 08/04/2021 às 10:29
atualizado em: 08/04/2021 às 10:36

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Karoline Barreto/CMBH
Karoline Barreto/CMBH

Tema está na pauta desta quinta-feira

A Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte pode aprovar nesta quinta-feira o pedido para incluir a capital no consórcio de compra de vacinas contra covid-19 criado pela Frente Nacional de Municípios. Há acordo entre os vereadores para a tramitação rápida do projeto, que deve ser votado em 1º turno hoje e em 2ª nesta sexta-feira (9).

Para ser aprovada em 1º turno, a proposta precisa obter o voto favorável de pelo menos 21 parlamentares. Líder do governo na câmara, o vereador Léo Burguês tenta pacificar o clima na Casa, após o abalo nas relações causado pela não autorização do empréstimo de R$ 900 milhões que seria usado para obras no Vetor Norte da cidade.

“Defendo que o Poder Legislativo cumpra, sim, o seu papel de fiscalizar. É uma obrigação e um dever do Poder Legislativo e uma obrigação e um dever do Poder Executivo prestar conta. Quero deixar aqui para todos os vereadores, caso não esteja acontecendo algum tipo de resposta dos pedidos de informação dentro dos prazos, qualquer coisa que não esteja no regimento da Câmara Municipal ou da Lei Orgânica do Município , que tragam para que a gente possa arrumar qualquer tipo de ruído”.

Exercícios físicos

Os vereadores poderão analisar também o projeto  que reconhece a prática de atividades e exercícios físicos como essenciais. O objetivo da proposta é assegurar realização das atividades em estabelecimentos prestadores de serviço e em espaços públicos, mesmo em tempos de crises ocasionadas por catástrofes naturais ou moléstias contagiosas como a covid-19.

Prestação de contas

A vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo) lembrou que a Lei Orgânica prevê a visita do prefeito à Câmara 60 dias após a posse, para prestação de contas, o que ainda não ocorreu após 70 dias. Presidente da Casa, Nely Aquino (Podemos) informou que a planilha com a prestação de contas já foi entregue pela PBH e que um vídeo conferência será feita com o prefeito Alexandre Kalil (PSD) ainda neste mês. 
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Resultados da fase 3 de pesquisa desse coquetel foram divulgados nesta segunda-feira (12). #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'The Christmas Pig' é indicado para crianças a partir dos 8 anos e não tem relação com a saga do bruxo. #Itatiaia

    Acessar Link