Notícias

Pandemia requer cuidado contínuo dentro das empresas

Ações conjuntas de enfrentamento à pandemia refletem positivamente na comunidade

Por Redação, 12/01/2021 às 11:00
atualizado em: 11/02/2021 às 16:23

Texto:

Ricardo Teles/Arquivo Vale

A pandemia do novo coronavírus ainda não acabou. Para que as atividades não sejam interrompidas, é preciso que as empresas tomem medidas que combatam o vírus e garantam a segurança dos trabalhadores. 
Muito mais que cuidar de uma empresa, é preciso cuidar das pessoas. E um bom exemplo desse cuidado é o Plano Padronizado de Ações da Vale. Trata-se de protocolo padrão que foi rapidamente implantado em todas as unidades de operação da empresa no Brasil, e vem sendo atualizado continuamente. 

A equipe médica foi mobilizada para atuar na orientação e prevenção da doença diretamente com seus empregados.

Para garantir que o trabalho continue a ser realizado de forma segura, o Dr. Daniel Penna, médico do trabalho e gerente de Saúde Ocupacional da Vale, detalha essas ações: “Desde o início da pandemia a Vale vem adotando uma série de medidas para enfrentamento à Covid-19, sempre buscando assegurar ao empregado que está trabalhando nas operações as melhores condições de saúde e segurança. Essas medidas foram  construídas com base em três linhas de defesa: a primeira linha é a autoavaliação diária do estado de saúde, que o empregado ou terceirizado faz preenchendo um checklist onde há a avaliação dos sintomas; como segunda da linha de defesa foi feita distribuição de mascaras com  orientação e regras para trocas, determinada a redução da ocupação de restaurantes, ônibus e veículos leves que que trabalhem a serviço da empresa, além de ações de controle e mitigação como a triagem por termografia nas portarias, intensificação da limpeza e desinfecção das instalações e equipamento utilizando produtos indicados pelo ministério da saúde, disponibilizamos kits para desinfecção dos postos de trabalhão, marcação no piso para orientar o distanciamento social, dentre outras medias; e como terceira linha de defesa,  a Vale vem realizando a testagem rápida de todos os empregados e prestadores de serviço que estão atuando nas unidades da empresa. Essa testagem em massa é considerada uma das medidas mais eficientes pela OMS, como uma das linhas de defesa contra a Covid-19, porque ela nos dá a oportunidade de identificar e isolar empregados que possam tenham tido contato com o vírus mesmo estando assintomáticos”. 

Diante da necessidade de resguardar sua equipe, a Vale adotou o regime de teletrabalho para empregados e parceiros que atuam em funções administrativas, além de pessoas que fazem parte do grupo de risco. Está disponibilizando também um canal de atendimento para que todos possam tirar dúvidas e relatar sintomas.

O médico ainda explica como está sendo o protocolo neste início de ano: “Para 2021 a empresa está mantendo a guarda alta, reforçando ainda mais as medidas preventivas adotadas. Como médico e gestor de saúde, gostaria de ressaltar a importância de que cada um de nós seja protagonista em relação às ações de prevenção à Covid-19. E que tenhamos a consciência de que não devemos pensar somente no individuo, mas também no coletivo. Eu não tenho dúvidas de que se formos muito rigorosos nas ações preventivas e pensarmos como uma coletividade, vamos conseguir superar esse momento difícil que nosso planeta tem passado”.

A Vale entende que cuidar de sua equipe vai refletir de maneira positiva na comunidade, levando a consciência e aprendizado para além dos limites da empresa, impactando as famílias dos seus colaboradores e se multiplicando na sociedade. 

Além das questões de saúde física, outra ação que merece ser destacada é a disponibilização de serviços de suporte psicológico presencial e on-line, algo que é fundamental para manter a saúde em geral, como explica André Luna, psicólogo e membro da equipe de saúde da Vale: “Saúde emocional assim como a saúde é um estado de bem-estar em que a gente percebe nosso organismo capaz de realizar as funções nós esperamos dele. Estamos vivendo um momento único, diferente de qualquer outro já vivemos. Tem algumas semelhanças, mas também muita coisa nova. Em um momento como esses, é normal e aceitável sentir insegurança, ansiedade, medo. É também muito importante ter uma atenção em como a gente lida com essas emoções e o que a gente busca para, de alguma maneira, atenuar esse desconforto que a gente pode sentir em algum momento durante o dia. É importante a gente ir naturalizando falar sobre a saúde emocional porque é muito importante para todos nós”.

Para conferir dicas de especialistas e todas as ações da Vale durante a pandemia acesse Vale.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link