Notícias

Vale eleva de 1 para 2 nível de emergência em barragem em Ouro Preto

Mineradora também anunciou que incluiu dique em mina Rio Piracicaba em nível de emergência 1; empresa culpa efeitos da chuva pela classificação

Por Redação, 13/01/2022 às 19:04
atualizado em: 14/01/2022 às 16:01

Texto:

Foto: Divulgação / Vale
Divulgação / Vale

Área IX, que pertence à mina de Fábrica, teve nível de emergência elevado

Uma barragem da mineradora Vale, localizada no município de Ouro Preto, teve o nível de emergência elevado de 1 para 2. De acordo com a empresa, o protocolo da barragem Área IX, que pertence à mina de Fábrica, foi alterado por causa das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. 

Segundo comunicado da Vale a medida foi necessária "após alterações piezométricas na ombreira direita da estrutura". A empresa diz que serão necessários "estudos e ações corretivas" que já foram iniciadas pela companhia. 

A barragem Área IX foi colocada em nível 1 de emergência em junho de 2020, em caráter preventivo, segundo a Vale, para "detalhamento de suas características e condições de segurança". A estrutura está desativada, tem um volume de rejeitos de 640 mil m³ e faz parte do programa de descomissionamento da empresa.

"A Vale informa que não há ocupação permanente de pessoas e não se faz necessária nenhuma evacuação adicional. A medida iniciada hoje não traz impactos à produção" diz a Vale, em nota. 

Rio Piracicaba

A mineradora também informa que um dique localizado na mina Água Limpa, na cidade de Rio Piracicaba, na região Central de Minas Gerais, foi incluído em nível de emergência 1, também por causa das fortes chuvas na região. 

"O dique Elefante serve para contenção de sedimentos e está em processo de descaracterização", disse a Vale que confirmou a adoção de medidas corretivas no local. 

"A Vale ressalta que não houve o comprometimento da estabilidade global do dique Elefante e que não há ocupação permanente de pessoas na Zona de Autossalvamento correspondente. Não há, também, impactos na produção da companhia", informou a empresa.

A Vale disse, por fim, que informou o Governo de Minas e o Ministério Público sobre as questões envolvendo a barragem em Ouro Preto e o dique em Rio Piracicaba e que as estruturas são monitoradas pelos engenheiros. 

Obras

Em julho, a Vale havia informado a conclusão de um muro de 95 metros de altura e 330 metros de comprimento na Mina Fábrica. A estrutura tem capacidade para reter rejeitos das barragens Forquilhas I, II, III, IV e Grupo. Segundo a Vale, "a estrutura aumenta a segurança das pessoas que vivem em comunidades próximas e protege as Zonas de Segurança Secundária das referidas barragens, que incluem parte dos municípios de Itabirito, Raposos, Rio Acima e Nova Lima, além de três bairros de Belo Horizonte".

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O apresentador Thiago Reis, e o comentarista Edu Panzi, entrevistam personalidades do esporte e analisam os acontecimentos do futebol. Inscreva-se no canal da Itatiaia no You...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Substituto de Fábio tirou foto com o amigo Gomes, que jogou no Cruzeiro nos anos 2000 #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/rafael-cabral-novo-goleiro-do-cruzeiro-s...

    Acessar Link