Notícias

Vacinação e vida saudável ajudam sistema imunológico a barrar doenças infecciosas

Cuidados com depressão, ansiedade e estresse também são fundamentais para ajudar na imunidade

Por Jacqueline Moura , 05/04/2021 às 09:49
atualizado em: 05/04/2021 às 09:54

Texto:

Foto: Pixabay/ banco de imagens
Pixabay/ banco de imagens

Especialistas da área da saúde fazem uma analogia definindo o sistema imunológico como uma barreira complexa, composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças.

Para manter essa barreira em perfeito funcionamento, são necessárias ações preventivas. 

“O equilíbrio imunológico é tudo na vida do ser humano. Vivemos em um ambiente agressivo com bactérias, vírus e fungos. O que nos impede de ter sintomas de doenças causadas por esses microrganismos é a resposta que o sistema imunológico dá a essas doenças” detalha o médico Valério Trindade, clínico geral e cardiologista da Unimed BH.

Um dos principais cuidados é manter em dia o calendário de vacinação, principalmente com as vacinas contra a gripe. Mas o médico alerta que outros cuidados também são necessários.

“Ao longo do ano, os cuidados com a vida saudável devem ser tomados. Uma dieta equilibrada, sono reparador, atividade física regular, pouco ou nenhum consumo de bebidas alcoólicas e cigarro. Tudo isso ajuda a fortalecer ainda mais nosso sistema imunológico”. 

Segundo o especialista, outra ação a ser realizada para manter o sistema imunológico equilibrado é a preocupação com a felicidade e bem-estar.  Cuidados com depressão, ansiedade e estresse também são fundamentais para ajudar na imunidade. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Sete titulares ganharam um dia a mais de folga e voltam às atividades na terça. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Motorista do coletivo disse aos militares do Corpo de Bombeiros que não viu a sinalização da locomotiva e tentou atravessar a linha férrea. #Itatiaia

    Acessar Link